Desde que o mundo existe a ambição é algo presente nos seres humanos.Uns possuem-na em maior proporção, outros em menor. A ambição desmedida passa por cima de todos os valores morais e sentimentos.Surpreende aos que não a possuem com tanta intensidade. Difícil de aceitar-se quando bem perto de nós e ultrapassando qualquer tipo de respeito. A pessoa ambiciosa nada vê a sua volta, quer tirar vantagem de tudo e de todos. Usa de qualquer artifício para enganar, convencer e afirma que realmente precisa muito daquilo que almeja. No entanto como diz um velho ditado..."caixão não tem gaveta", e nessa necessidade desenfreada de ter coisas materiais e dinheiro vai pisando e ferindo todos que por ela passarem. Algo podemos realmente constatar, poucos conseguem quando atingem o desejado mantê-lo. A maioria das pessoas assim, são consumidores compulsivos, gastam mais do que recebem e em pouco tempo veem-se novamente querendo mais e mais. É na verdade uma doença, e esta requer tratamento ou então a procura de uma religião para compreender que dinheiro não compra felicidade e quando se pisa nas pessoas para tal, termina-se muito mal.
Como trata-se de um distúrbio comportamental, vamos orar por essas pessoas . Um dia vão convencer-se de que estão passando dos limites e procurar ajuda. Conselhos não funcionam muito bem, pois ainda revoltam-se com os que se atrevem a fazê-lo.
Que Deus nos livre desse mal, porque não conhecemos ninguém que tenha terminado seus dias em plena felicidade após ter colocado seus interesses acima dos sentimentos.
Denise Vieira Doro