José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judéia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galiléia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.
São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja católica romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade a sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.
A devoção a São José é imensa, principalmente em Portugal, onde hoje, dia 19 de março comemora-se o Dia dos Pais. Ele, como Pai de Jesus é o exemplo da paternidade para os cristãos. Mesmo não sendo o pai biológico foi o grande protetor e quem ensinou o ofício e educou o Menino Deus de forma impecável.
Os cristãos sentem uma grande afeição por Ele e temos tido grandes milagres atribuidos ao mesmo. São José é o patrono das famílias cristãs católicas.
São José rogai por nós e proteja hoje e sempre todas as famílias do nosso Planeta!
Parte do texto, retirado da Net.
Denise Vieira Doro
Nenhum comentário:
Postar um comentário